CINEMA E INTERATIVIDADE: DA ESTAÇÃO DE CIOTAT RUMO AO VIDEOCLIP INTERATIVO
Resumo
As tecnologias informáticas e os meios audiovisuais têm vindo a caminhar para uma progressiva e dominante utilização de interfaces que possibilitam um maior diálogo com o utilizador/espetador. Esta abertura redimensiona a relação entre obra-autor-público. A conceção de conteúdos audiovisuais tem vindo a mudar e, por seu lado, o papel do espetador também sofreu alterações, tem vindo a assumir uma postura progressivamente mais ativa na construção da narrativa. É neste contexto que surge o videoclip Tempo Estado da Banda algarvia Orblua, que servirá de pretexto para uma contextualização da evolução da interatividade audiovisual, tendo em conta que os indícios de interatividade, no audiovisual analógico, nomeadamente no cinema, remontam às suas origens. Este artigo procura, portanto, traçar o percurso evolutivo da ideia de interatividade relacionada com a imagem em movimento.Downloads
Publicado
2016-06-14
Edição
Seção
Dossiê Estudos Filmícos no CIAC
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