Submissões
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PRIMEIRA SESSÃO
Seção dedicada a textos curtos, poesias, contos e outros formatos relacionados ao cinemaNOTAS E COMUNICAÇÕES
Nesta seção serão publicados trabalhos de menor extensão que abordem aspectos diversos do cinema e do audiovisualRESENHAS
A RELICI publica resenhas de livros desde que sejam de publicação recente, ou seja, com no máximo um ano de antecedência em relação ao ano da edição vigente. As resenhas deverão conter identificação completa da obra resenhada e dados completos do autor da resenha.ENTREVISTAS
A RELICI publicará entrevistas com pessoas de renome no campo do cinema. Além das perguntas e respostas, deverá haver uma breve descrição do entrevistado e do(s) entrevistadores.Dossiê "90 Anos do Filme Musical"
Chamada de trabalhos para o dossier: “90 ANOS DO FILME MUSICAL”
Desde o nascimento do cinema sonoro, o filme musical assumiu um papel importante na indústria cinematográfica, emergindo como um dos géneros mais emblemáticos do cinema clássico. Apesar do declínio de popularidade que enfrenta desde os anos 60, o filme musical tem sobrevivido e continua a ocupar um lugar importante no imaginário dos cinéfilos de todo o mundo, suscitando o interesse do meio académico, onde se realizam importantes trabalhos de pesquisa sobre este género cinematográfico.
90 anos após a estreia do pioneiro “The Jazz Singer/O Cantor de Jazz (A. Crosland, 1927), a RELICI, pretende homenagear o filme musical, lançando um convite a todos os pesquisadores interessados neste género para que enviem suas propostas de artigos para o dossier intitulado “90 anos do Filme Musical”, a ser publicado na edição de janeiro de 2018 da RELICI.
Serão bem-vindos artigos sobre os seguintes tópicos:
Análises de caráter historiográfico sobre o cinema musical (em todas as suas variantes) produzido não apenas em Hollywood ou Bollywood, mas também no Brasil (Chanchada), Alemanha, Reino Unido, Europa Mediterrânea (Itália, França e Espanha) e China/Hong Kong.
Estudos de caso sobre a receção do filme musical.
Análise de questões formais, tais como o impacto de inovações tecnológicas como a película colorida, tecnicolor, som estereofónico, widescreen, 3D e os novos meios digitais.
Análises musicológicas ou sociológicas do filme musical, recorrendo a estudos de caso.
O filme musical enquanto exercício biográfico (biopic).
O papel dos interpretes da musica popular no cinema musical.
O documentário musical.
Questões de Intermidialidade no filme musical.
O dossier será coordenado por Jorge Carrega (PhD), pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal) e membro do conselho editorial da RELICI.
Os autores interessados devem enviar suas propostas até 30 de setembro, diretamente no site da RELICI fazendo a opção pelo Dossiê no momento da submissão.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos por mensagem eletrônica para de Jorge Carrega: jmcarrega@ualg.pt.
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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
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