A SOCIOLOGIA DE TIM BURTON

CONCEITOS SOCIOLÓGICOS EM EDWARD, MÃOS DE TESOURA (1990)

Autores

  • Bruno José Yashinishi Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Esse artigo pretende relacionar o cinema e a Sociologia, de tal maneira que uma análise fílmica hermenêutica possa contemplar e permitir a compreensão de conceitos sociológicos. Nesse sentido, foi selecionado o filme Edward, mãos de tesoura (1990), sucesso comercial de Tim Burton como objeto da investigação a fim de identificar em sua trama conceitos como “estigmatização social”, “estabelecidos e outsiders” e “rotulação social”. Para fundamentar a análise serão referenciados importantes nomes da Sociologia contemporânea, associando suas contribuições teóricas com a capacidade do cinema de transmitir conceitos através da imagem em movimento e da narrativa do filme.

Biografia do Autor

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da CAPES. Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Estudos Interdisciplinares em Humanidades pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduado em Filosofia pelo Studium Theologicum Claretiano de Curitiba. Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista (UNIP).

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Publicado

2024-04-02