ANIMAL NOTURNO
A CONSTRUÇÃO DA ATMOSFERA NOIR DE THE BATMAN
Resumo
Tensão, perigo, desagrado, frustração são apenas alguns dos sentimentos evocados pela crítica internacional para avaliar “The Batman”, mais recente blockbuster protagonizado pelo Homem-Morcego. Tais adjetivações, inerentemente subjetivas, são originadas a partir do olhar pessoal de cada jornalista especializado diante do longa-metragem, mas não só, uma vez que tais impressões remetem necessariamente ao filme propriamente e em como a película opera para evocar estas sensações. No presente estudo, nosso intuito não é analisar as respostas da crítica acerca da obra dirigida pelo cineasta Matt Reeves, mas sim compreender a partir de que técnicas, recursos e materialidades cinematográficas o longa imprime a si mesmo na mente e na sensorialidade de seus espectadores. Para atingir este objetivo, nos pautaremos sobretudo pela teoria estética da atmosfera, de acordo com a perspectiva de autores como Gernot Böhme e Hans Ulrich Gumbrecht; e, em um nível mais específico, por meio dos estudos acerca da atmosfera fílmica, como os de Inês Gil e Robert Spadoni. Desse modo, empregando o método da revisão bibliográfica, combinada à análise da sequência de abertura de “The Batman” e à pesquisa documental de entrevistas concedidas por Reeves e sua equipe, tencionamos apreender como o cineasta atingiu seus efeitos pretendidos, trabalhando o detetive de Gotham City como protagonista de uma trama fundamentalmente inspirada na estética do filme noir.
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