TRAJETÓRIA CINEMATOGRÁFICA DO PROTAGONISMO ZUMBI: DESDOBRAMENTOS TRANSMÍDIA DO FILME “A NOITE DOS MORTOS VIVOS”

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal traçar o percurso cinematográfico do protagonismo Zumbi a partir do filme “A Noite dos Mortos Vivos” (1968) de George Romero que se desdobra de forma transmidiática em outros produtos culturais tais como o seriado de televisão The Walking Dead; o game The Last of Us e o livro “Guia de Sobrevivência à infestação Zumbi” de Max Brooks. Inserido no gênero de terror, o personagem transita entre as sombras imaginárias da vida, recusando a consistência simbólica da morte enquanto pluraliza sua trajetória em outros produtos midiáticos, ampliando o consumo deste segmento.

Biografia do Autor

Rafael Iwamoto Tosi, University of Manitoba

Jornalista, pesquisador, escritor e professor universitário, Rafael Tosi é autor do livro JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA EM PAUTA (Ed. Appris, 2015) e pesquisador nas áreas de cinema, histórias em quadrinhos, animações e games.

Assistente de pesquisa na Univesity of Manitoba (Canada) no departamento de Educação, desenvolve pesquisas sobre interfaces de educação, gerações sociais e linguagens transmídiáticas, incluindo o cinema e outras mídias audiovisuais.

Downloads

Publicado

2022-07-20