DE KARATÊ KID À COBRA KAI: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS ARTES MARCIAIS PELA MÍDIA
Resumo
Os objetivos do presente estudo são os de analisar as diferentes construções dos protagonistas Daniel Larusso e Johnny Lawrence no filme “Karatê Kid a hora da verdade”(1984) e na série “Cobra kai” (2018), assim como suas possíveis repercussões na construção de saberes sobre artes marciais. As obras foram analisadas a partir de elementos da pedagogia midiática apresentados por Douglas Kellner em ‘A cultura da mídia’. Para a análise de conteúdo utilizou-se a técnica de Bardin. Com abordagem qualitativa apresentou-se de forma descritiva as inferências. Compreender os processos midiáticos de construção é o primeiro passo na instrução dos espectadores sobre o conhecimento promovido em produções sobre artes marciais.
Palavras Chave: Artes marciais; Karatê Kid; Cobra Kai; mídia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).