EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL EM ESTRANGEIROS NA ESCOLA (2014): ENSAIO DE ANÁLISE FÍLMICA

Autores

Resumo

O presente trabalho trata-se de um ensaio de análise fílmica do documentário Estrangeiros na Escola (França, 2014), dirigido por Martin Courcier e Alexis Zelensky. Nele, somos levados a uma relativa imersão no cotidiano de uma escola francesa que integra alunos estrangeiros que pouco ou nunca frequentaram a escola em seus países de origem. Para tal análise, optou-se por um processo de atribuição de significado através da assimilação, fundamentando-se em uma perspectiva sociológica da educação, de modo que os elementos educacionais identificados no material audiovisual sejam contemplados e interpretados. Objetivou-se demonstrar a educação como um elemento de integração social do indivíduo, isto é, como um processo de socialização secundária dos alunos imigrantes no ambiente escolar retratado no documentário.

Biografia do Autor

Rodolfo Alves de Macedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Claretiano Centro Universitário e Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

NOTAS E COMUNICAÇÕES