EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL EM ESTRANGEIROS NA ESCOLA (2014): ENSAIO DE ANÁLISE FÍLMICA
Resumo
O presente trabalho trata-se de um ensaio de análise fílmica do documentário Estrangeiros na Escola (França, 2014), dirigido por Martin Courcier e Alexis Zelensky. Nele, somos levados a uma relativa imersão no cotidiano de uma escola francesa que integra alunos estrangeiros que pouco ou nunca frequentaram a escola em seus países de origem. Para tal análise, optou-se por um processo de atribuição de significado através da assimilação, fundamentando-se em uma perspectiva sociológica da educação, de modo que os elementos educacionais identificados no material audiovisual sejam contemplados e interpretados. Objetivou-se demonstrar a educação como um elemento de integração social do indivíduo, isto é, como um processo de socialização secundária dos alunos imigrantes no ambiente escolar retratado no documentário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).