M, O VAMPIRO DE DUSSELDORF E O DECLÍNIO DA REPÚBLICA DE WEIMAR
Resumo
Essa pesquisa investiga o filme M, o vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang, 1931) objetivando compreender a produção cinematográfica germânica no final da República de Weimar e como a obra interage a condição pré-nazista na Alemanha. Para investigar a película, a pesquisa percorre as reflexões acerca da psique alemã propostas por Siegfried Kracauer (1988) e Lotte Eisner (1985). O contexto histórico e cultural é discutido por meio de Richard J. Evans (2014) e Peter Gay (1978), apoiando-se metodologicamente na proposta do esquema quaternário de Massimo Canevacci (1990).
Downloads
Publicado
2022-04-17
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).