ENTRELAÇOS NO TEMPO: UMA HOMOLOGIA ESTRUTURAL DOS FILMES “A CHEGADA” E “X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO”
Resumo
O presente trabalho tem como objetos de análise comparativa os filmes “A chegada” (2016) dirigido por Denis Villeneuve e “X-men: dias de um futuro esquecido” (2014) dirigido por Bryan Singer. Contemplando essas duas obras como narrativas, levando em consideração o enfoque na linguagem e objeto estético nessas ficções, que nos transmitem a uma construção intertextual e/ou autoreflexiva em questões do humano, o seu social e suas interações com o tempo/espaço, marcos da literatura postulados por Culler (1999), em Teoria Literária. Sendo assim, essas aclamadas narrativas estrangeiras (re)tratam sobre os conceitos de linguagem, tempo e sociedade na contemporaneidade, (re)significando as concepções de tempo e linguagem em sua ficcionalidade, contribuindo diretamente na estrutura de ambas narrativas que se utilizam de viagens do tempo para compor a tríade que estrutura os filmes – linguagem, tempo e social; é nessa semelhança que encontra-se o espaço para aproximar as obras, utilizando como base para a comparação a “Homologia Estrutural”, de Gonçalves (1997), em que analisamos como as estruturas influenciam nos aspectos das narrativas, procurando semelhanças e diferenças em suas composições estruturais. Percebemos que apesar de serem duas obras com temáticas, histórias e anos diferentes, possuem uma estrutura similar na construção do tempo da narrativa, em relação ao seu início, meio e fim configurados pelas passagens/viagens no tempo.Downloads
Publicado
2020-08-31
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).