A COMPETIÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO DE 1995 A 2017
Resumo
Nesse texto analiso a dinâmica de competição de 277 distribuidoras que estiveram envolvidas no lançamento de 1.536 filmes brasileiros entre 1995 e 2017. O total de público atingido por esses filmes foi de 308.543.076 espectadores. A análise evidenciou que a dinâmica da competição na distribuição dos lançamentos brasileiros em salas de cinema apresenta uma elevada fragmentação do mercado nas faixas de públicos menores e uma maior concentração de mercado nas faixas de público mais elevado. Ademais, parece haver evidências nos dados disponibilizados para uma crescente importância da codistribuição entre as empresas que atuam no mercado distribuidor de filmes brasileiros para as salas de cinema.
Downloads
Publicado
2019-04-23
Edição
Seção
NOTAS E COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).