PARA ALÉM DO DISCURSO DIDÁTICO DO CINEMA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Noé Galdamez FACEAR GECEF-CLaretiano Centro Universitário
  • Oberdan Quintino GECEF-CLaretiano Centro Universitário

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a questão pedagógica na educação possibilitando uma reflexão do cinema para além do mero uso como recurso didático, destacando a potencialidade desta ferramenta no processo educativo, fazendo do cinema um verdadeiro fator de educação no sentido de despertar no espectador os princípios para ação e construção do conhecimento.

Palavras Chaves: Pedagogia, cinema, discurso didático, educar.

Biografia do Autor

Noé Galdamez, FACEAR GECEF-CLaretiano Centro Universitário

Possui graduação em diploma superior de espanhol - Universidad de Salamanca (2001), graduação em Médicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1982), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1987. É Professor na Faculdade Educacional Araucária, onde foi diretor adjunto, diretor de Campus e, atualmente, supervisor pedagógico. É doutorando em Educação na Universidade Católica de Santa Fé - Argentina, acadêmico de Filosofia no Claretiano Centro Universitário e membro do GECEF - Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano Centro Universitário.

Oberdan Quintino, GECEF-CLaretiano Centro Universitário

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2012), pós-graduação em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP (2010), graduação em Direito - Faculdades Integradas Campos Salles - FICS (2008), graduação em Música - Conservatório Dramático e Musical de São Paulo - CDMSP (1997) e graduação em Educação Artística pela Faculdade Marcelo Tupinambá - MARTUP (1989). Membro do GECEF - Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

DOSSIÊ CINEMA E FILOSOFIA - ARTIGOS