O ESPAÇO SONORO DO BLUES NO CINEMA
Resumo
Partindo da premissa de que a trilha sonora seria uma instância discursiva dotada de potencialidades que agregam valor semântico à obra cinematográfica, esta comunicação pretende analisar algumas construções de sentido narrativo em certas obras a partir do espaço sonoro que as mesmas estabelecem comparando tratamento empreendido em dois filmes já analisados anteriormente nessa pesquisa: Cadillac Records (2008) e Honeydripper (2007). O objetivo é analisar a construção de sentido e de territorialização sonora nos dois filmes que caracterizam as duas regiões mais comumente associadas à gênese e desenvolvimento do blues estadunidense: o delta do rio Mississippi e a cidade nortista de Chicago, contrastadas a partir do tratamento sonoro e musical.
Palavras-chave: blues, soundscape, lugar de memória, territorialização, autenticidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).