Notícias

Chamada de trabalhos para o dossier: “90 ANOS DO FILME MUSICAL”

Desde o nascimento do cinema sonoro, o filme musical assumiu um papel importante na indústria cinematográfica, emergindo como um dos géneros mais emblemáticos do cinema clássico. Apesar do declínio de popularidade que enfrenta desde os anos 60, o filme musical tem sobrevivido e continua a ocupar um lugar importante no imaginário dos cinéfilos de todo o mundo, suscitando o interesse do meio académico, onde se realizam importantes trabalhos de pesquisa sobre este género cinematográfico.

90 anos após a estreia do pioneiro “The Jazz Singer/O Cantor de Jazz (A. Crosland, 1927), a RELICI, pretende homenagear o filme musical, lançando um convite a todos os pesquisadores interessados neste género para que enviem suas propostas de artigos para o dossier intitulado “90 anos do Filme Musical”, a ser publicado na edição de janeiro de 2018 da RELICI.

Serão bem-vindos artigos sobre os seguintes tópicos:

Análises de caráter historiográfico sobre o cinema musical (em todas as suas variantes) produzido não apenas em Hollywood ou Bollywood, mas também no Brasil (Chanchada), Alemanha, Reino Unido, Europa Mediterrânea (Itália, França e Espanha) e China/Hong Kong.

Estudos de caso sobre a receção do filme musical.

Análise de questões formais, tais como o impacto de inovações tecnológicas como a película colorida, tecnicolor, som estereofónico, widescreen, 3D e os novos meios digitais.

Análises musicológicas ou sociológicas do filme musical, recorrendo a estudos de caso.

O filme musical enquanto exercício biográfico (biopic).

O papel dos interpretes da musica popular no cinema musical.

O documentário musical.

Questões de Intermidialidade no filme musical.

O dossier será coordenado por Jorge Carrega (PhD), pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal) e membro do conselho editorial da RELICI.

Os autores interessados devem enviar suas propostas até 30 de setembro, diretamente no siste da RELICI fazendo a opção de submisão para o dossiê

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos por mensagem eletrônica para Jorge Carrega: jmcarrega@ualg.pt.