OS ESTUDOS ATUACIONAIS

Autores

  • Ricardo Di Carlo Ferreira Universidade Federal do Paraná

Resumo

Via metodologia de revisão bibliográfica objetiva-se não hipostasiar os estudos atuacionais no cinema, apontando transições históricas e distinções filológicas. Esses estudos aglutinam-se como uma ordem epistemológica muito antiga na prática inscricional, com aferições atorais já na Antiguidade sob a ótica da encarnação – o ator incorporador de deidades do Olimpo. Instaram-se inúmeras reconstruções de pedagogização e operacionalização ao longo dos séculos, mas fora o cinema, que condicionou a liminaridade da desteatralização à cinematografização atuacional aos intérpretes. Tal ruptura lançou desafios a teorização atoral, posto que ela residia, até então, no teatro. Sem embargo, por dissidências políticas no cinema demorou-se a ver no trabalho do ator relevância eminente de significação, ante a dificuldade da legibilidade da linguagem atorial por parte dos teóricos cinematográficos. Todavia, na década de 1970 começa-se a refletir sobre a imbricação entre ator e imagem na fotografia em movimento dos filmes, eis os estudos atorais – relativos à ator -, em relação ao filme, diretor, mídia, persona, público etc. Urge, entretanto que se aplique os estudos atuacionais – relativos à atuação no cinema – de escassa bibliografia; eles definem a empregabilidade -, posto que tratam da pragmática atoral: a adaptação da interpretação do teatro para o cinema; as modalidades, estados, técnicas  e registros de atuação; o relacionamento com a câmera e os microfones; e, a filmagem anacrônica.

Biografia do Autor

Ricardo Di Carlo Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História, linha de pesquisa Arte Memória e Narrativa, na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná. Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER. Graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná. Técnico em Arte Dramática – Ator Cênico pelo CEP. Membro do Grupos de Pesquisa (CNPq): Amena: Arte, Memória e Narrativa/UFPR, do Eikos: imagem e experiência estética/UNESPAR, e do Grupo de Estudos Sobre o Ator no Audiovisual – GEAs/UNICAMP. Ator, cineasta, diretor, professor e pesquisador, sobretudo a respeito do ator e suas historiografias, no contexto do teatro e do audiovisual. Bolsista da Capes. E-mail: ricodicarlo@gmail.com

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Publicado

2023-10-05