O AUTISMO E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NOS FILMES “AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL” E “MEU FILHO, MEU MUNDO”

Autores

Resumo

As produções cinematográficas representam, em nossa cultura, uma ferramenta capaz de formar conceitos a partir de sua desconstrução e reconstrução. Assim, o presente trabalho visa reforçar algumas idéias que algumas vezes são ignoradas em nosso cotidiano: a inclusão. Para isso, foram analisados os filmes “As vantagens de ser invisível” e “Meu filho, meu mundo”, que retratam o autismo  infantil. O autismo é caracterizado como um distúrbio do desenvolvimento infantil caracterizado pelo desvio qualitativo de comunicação, interação social e presença de padrões de comportamento. Este estudo busca desenvolver uma reflexão que auxilie no entendimento desse transtorno através do que os filmes retratam, de modo a facilitar a visualização dos sintomas e como se apresentam. Foram realizados estudos de caso com dois filmes apresentando personagens autistas, para realizar uma análise de como os personagens foram construídos aliados aos recursos cinematográficos ângulo e movimento de câmera, e verificar seu grau de autismo e quais características autísticas apresentam. A partir da análise dos filmes, conclui-se que ambos os personagens são autistas, mas em graus diferentes. 

Biografia do Autor

Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Associado, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Downloads

Publicado

2023-06-12