USO DO CINEMA NO ENSINO DE CURSOS DE GESTÃO EMPRESARIAL
Resumo
O objetivo do artigo é tratar do potencial do cinema no ensino de cursos de gestão empresarial e apresentar um conjunto de obras que podem ser de utilidade aos professores dessa área, divididos em categorias, sugeridas para auxiliar seu uso. Alguns fatores que ajudam a fazer do cinema uma poderosa ferramenta didática: sua força para a criação de emoções, sua capacidade de transmitir símbolos, a construção de fantasias mediante cenas eletrizantes, realçadas pelo uso da cor. O cinema também é rico em narrar histórias reais ou fictícias, em prender a atenção do público e possui as mais variadas linguagens para transmitir seus conteúdos. As gerações mais novas, expostas há anos a diversas mídias eletrônicas, podem precisar de incentivos a elas ligados para se motivar ao aprendizado e à compreensão dos conteúdos das disciplinas. O método usado para a obtenção de filmes com potencial de uso no ensino de gestão foi a busca de artigos acadêmicos no Portal da Capes e no Google Acadêmico. Tais textos apresentam variado grau de profundidade nas descrições dos filmes que analisaram. Um modelo de categorização de filmes no ensino de gestão foi adaptado, e aplicado às diversas obras obtidas durante a pesquisa. Os resultados da pesquisa são: quarenta e sete filmes divididos em nove categorias, focalizando temáticas variadas e utilizando linguagens diversas.
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