DIANTE DE UM CINEMA IMPURO

Autores

  • Alan Campos Araújo UFPE

Resumo

O presente artigo traz a hipótese de que o cinema contemporâneo é um cinema impuro  e, a partir disso, traça um diálogo com diversos teóricos, em especial com o historiador Aby Warburg. No intuito de procurar entender melhor o que é essa impureza, o artigo se lança em diversas indagações acerca da noção de imagem cinematográfica e do cinema enquanto arte do tempo. Baseando-se nessa discussão, olhamos para a impureza do filme Cães Errantes e sua ponte com o primeiro cinema.

Biografia do Autor

Alan Campos Araújo, UFPE

AUMONT, Jacques. Que reste-t-ilducinéma?.Paris : J. VRIN, 2012. E-Book.

Cães Errantes. Direção por: Tsai Ming-Liang. França, Taiwan: 2013. Color.Son. 138 min. CHARNEY, Leo, R. SCHWARTZ, Vanessa (Org). O cinema e a invenção da vida  moderna.

2. ed. São Paulo: Cosas Naify, 2004.

 

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: A Inocência Perdida: Cinema, Televisão, Ficção, Documentário. Belo Horizonte. Editora UFMG.

 

DELEUZE, Gilles. Imagem-Tempo. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005

 

DE LUCA, Tiago; JORGE, Nuno Barrados (Org). Slow Cinema. 1st ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016.

 

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo AbyWarburg.  Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

 

LIM, Song Hwee. “Temporal AestheticsofDrifting: Tsai Ming-Liang and a Cinema of Slowness”. 2014. In: DE LUCA, Tiago, JORGE, Nuno Barrados (org). Slow Cinema. Edinburgh University, 2016. Cap. 5, p. 87-97

Downloads

Publicado

2018-05-23