O PEPLUM E O CINEMA POPULAR DA EUROPA MEDITERRÂNEA

Autores

Resumo

As décadas de 1950 e 1960, assinalaram o florescimento dos gêneros populares na dinâmica das industrias de cinema da Europa mediterrânea. Os acordos de coprodução estabelecidos entre Itália, França,  Espanha e antiga Jugoslávia, permitiram a produção massificada de um variado leque de filmes de aventuras, entre os quais  o peplum, um conjunto de filmes sobre a história e os mitos da Antiguidade, que retomaram uma longa tradição cultural transalpina, e cuja popularidade entre finais da década de 1950 e meados dos anos sessenta, transformou este gênero num dos produtos mais emblemáticos da industria cultural italiana.

Biografia do Autor

Jorge Manuel Neves Carrega, CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Pós doutorado em Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (2014)

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade do Algarve (2010)

Investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de "História do Cinema" e "Cinema e Outras Artes" ao curso de Estudos Artisticos da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de História da Cultura e Recursos Culturais do Algarve no INUAF-Instituto Superior D. Afonso III.

Autor do livro: Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood (2009)

Publicou diversos artigos sobre cinema e património cultural em revistas com revisão por pares, incluindo: "Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940" na Revista Ámbitos (Espanha) e "Entre a História e o Mito: a arte do Oeste Americano no Western de Hollywood" na Revista Metakinema (Espanha).

 

Downloads

Publicado

2023-06-12