O FILME DE VIAGENS E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CINEMA DE HOLLYWOOD DA DÉCADA DE 1950

Autores

  • Jorge Manuel Neves Carrega CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Resumo

As décadas de 1950 e 1960, assinalaram uma profunda transformação socioeconómica nos EUA e na maioria dos países ocidentais. O início das emissões televisivas contribui para uma crise de espectadores que obrigou os estúdios de Hollywood a adotar novas estratégias de produção com vista a cativar o grande público e, em particular, as gerações mais jovens. Deste modo, a aposta nos formatos de ecrã panorâmico (com fotografia a cor e som estereofónico), resultou no desenvolvimento de um estilo exibicionista no qual as filmagens em destinos turísticos, constituíram um dos principais atrativos publico. Nesse sentido, os estúdios de Hollywood procuraram inspiração na literatura de viagens, e produziram um conjunto de filmes de aventuras e comédias românticas em que os personagens abandonam os EUA e visitam países estrangeiros cujos cenários exóticos despertam o fascínio dos espectadores.

Palavras-chave: Cinema de Hollywood; Widescreen; Filme de Viagens; Literatura de Viagens.

 

Biografia do Autor

Jorge Manuel Neves Carrega, CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Pós doutorado em Cinema Transnacional da Europa Mediterrânea

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (2014)

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade do Algarve (2010)

Investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de "História do Cinema" e "Cinema e Outras Artes" ao curso de Estudos Artisticos da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de História da Cultura e Recursos Culturais do Algarve no INUAF-Instituto Superior D. Afonso III.

Autor do livro: Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood (2009)

Publicou diversos artigos sobre cinema e património cultural em revistas com revisão por pares, incluindo: "Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940" na Revista Ámbitos (Espanha) e "Entre a História e o Mito: a arte do Oeste Americano no Western de Hollywood" na Revista Metakinema (Espanha).

 

Downloads

Publicado

2020-09-18

Edição

Seção

Dossiê Cinema e Literatura de Viagens