O CONTRIBUTO CRIATIVO DOS PRODUTORES NO DESENVOLVIMENTO DO PARADIGMA CLÁSSICO DE HOLLYWOOD

Autores

  • Jorge Manuel Neves Carrega CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Resumo

No período entre as duas grandes Guerras Mundiais, os estúdios de Hollywood desenvolveram um modelo narrativo e formal que é hoje conhecido como “Cinema Clássico”. Apesar de intimamente associado a cineastas norte-americanos como Cecil B. DeMille, John Ford, Allan Dwan, Henry King ou Raoul Walsh, este modelo de representação fílmica nasceu da colaboração profissional que se estabeleceu entre cineastas, argumentistas e produtores. Este artigo pretende analisar o contributo criativo de produtores como Darryl F. Zanuck e Hal B. Wallis, no desenvolvimento e institucionalização do chamado paradigma clássico de Hollywood.

Palavras-chave: Cinema Clássico de Hollywood; Sistema dos Estudios; Darryl F. Zanuck, Hal B. Wallis, John Ford, Raoul Walsh.

Biografia do Autor

Jorge Manuel Neves Carrega, CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve (2014)

Mestre em Literatura Comparada pela Universidade do Algarve (2010)

Investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de "História do Cinema" e "Cinema e Outras Artes" ao curso de Estudos Artisticos da Universidade do Algarve.

Lecionou as disciplinas de História da Cultura e Recursos Culturais do Algarve no INUAF-Instituto Superior D. Afonso III.

Autor do livro: Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood (2009)

Publicou diversos artigos sobre cinema e património cultural em revistas com revisão por pares, incluindo: "Orson Welles y el cine de Hollywood en la década de 1940" na Revista Ámbitos (Espanha) e "Entre a História e o Mito: a arte do Oeste Americano no Western de Hollywood" na Revista Metakinema (Espanha).

 

Downloads

Publicado

2017-03-13