CINEMATOGRAFIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO PIBID-MATEMÁTICA (UFTM)

Autores

  • Fernando Lourenço Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Valdina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luis Gustavo da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

A cinematografia é a utilização de técnicas de fotografia aplicadas à produção do cinema. Elas estão relacionadas ao enquadramento da cena e aos planos perceptíveis, à iluminação, aos movimentos de câmera e aos ângulos utilizados na captura da imagem. Essas técnicas podem ser aplicadas em diversas estratégias de ensino, a despeito do cinema ainda ser utilizado principalmente como ilustrador de informações apresentadas em sala de aula. Assim, o conhecimento dessas técnicas por futuros professores durante sua formação inicial permite que uma nova perspectiva de aplicação do cinema seja desenvolvida nas escolas. O PIBID (Programa Institucional de Iniciação à docência) tem entre seus objetivos elevar a qualidade da formação inicial dos licenciandos, além de permitir uma maior articulação entre o Ensino Superior e os profissionais da Educação Básica. Assim, com o objetivo de investigar como os estudantes se apropriam das técnicas cinematográficas e que aprendizagens poderiam ser suscitadas a partir da experiência vivida, foram apresentados os conceitos cinematográficos aos alunos do PIBID. Posteriormente assistiram a curtas produzidos pelos alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências da Natureza e Matemática da UFTM, e em grupos, produziram três curtas. Os resultados indicaram que os curtas produzidos focalizaram principalmente à questão técnica da cinematografia e dois deles tiveram como tema a greve das Universidades Federais. Esses resultados indicam que a ênfase na técnica esteja relacionada aos cursos de formação dos alunos (Matemática), que tem em seu escopo aspectos relacionados à angulação e enquadramento, conteúdos do campo da geometria, necessários à cinematografia.

Biografia do Autor

Fernando Lourenço Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Valdina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Assistente, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Downloads

Publicado

2014-03-01