TÉCNICAS CINEMATOGRÁFICAS E APRENDIZAGENS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) O PET CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA (UFTM)

Autores

  • Luis Gustavo da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vânia Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Fernando Lourenço Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

O ambiente escolar é foco de múltiplas manifestações culturais, dentre as quais o cinema é uma das mais utilizadas em diversas estratégias de ensino. A projeção de um filme com a finalidade de se ilustrar um determinado conteúdo é uma prática recorrente na sala de aula, mas o cinema oferece possibilidades que transcendem a própria projeção. Uma delas é a utilização de recursos cinematográfico tais como enquadramentos, movimentos de câmera e ângulos na produção de objetos educacionais. Nessa perspectiva, os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) das Ciências da Natureza e Matemática foram convidados a refletir sobre essas possibilidades e a produzir um curta-metragem de até três minutos no qual as aplicassem. Os conceitos cinematográficos foram apresentados aos petianos, que foram divididos em três grupos e tiveram três dias para realizarem as filmagens e a montagem do curta, que foi posteriormente socializado entre os grupos. Após a primeira exibição, foram feitas algumas sugestões para a melhoria do curta e os alunos fizeram uma nova edição, compartilhada com todo o grupo. Os curtas apresentados apresentaram diferentes enfoques técnicos e conceituais, sendo um deles rico na exploração dos planos e movimentos de câmera (Escolhas), ou outro nos recursos de edição (Criador X Criatura) e o terceiro com argumento e roteiro com forte crítica social e utilização de técnicas do cinema mudo (Tecnologia na Roça) A experiência com o grupo PET mostrou que, ao contrário da utilização tradicional como recurso ilustrativo, o cinema em sala-de-aula pode ser utilizado para desenvolver a criatividade, gerar aprendizagens e estimular o protaganismo juvenil.

Biografia do Autor

Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) –

Vânia Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Assistente, Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 

 

 

Fernando Lourenço Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Adjunto, Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) –

Downloads

Publicado

2014-03-01