A NUDEZ NO CINEMA BRASILEIRO A BIOLOGIA E A CULTURA NAS QUESTÕES DE GÊNERO

Autores

  • Mayara Cristina de Oliveira Pires Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Luis Gustavo da Conceição Galego Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

Por vezes ouvimos pessoas se queixarem da exposição excessiva da nudez em filmes nacionais. Mas afinal de contas qual é o propósito dessa exposição? Por que ela nos incomoda? O presente trabalho tem o objetivo de discutir a concepção de nudez ao longo do tempo, fazendo uma análise do tempo de exposição da nudez conforme o gênero em filmes nacionais, bem como a semiologia dessa nudez de acordo com o personagem que utilizou desse subterfúgio. Os filmes analisados foram Gabriela (1983), Primo Basílio (2007) e Faroeste Caboclo (2013). Para contabilização dos tempos de exposição da nudez foi utilizado o programa Montador do RealPlayer 15.0.6.14, ano 2011. A análise foi feita a partir das premissas de Turner (1997). Não foi analisado nenhum filme dos anos 90 devido à baixa produção da indústria cinematográfica brasileira na referida década. As análises indicaram que a nudez está correlacionada a um lado mais selvagem (natural) dos personagens, além de uma tendência à equalização do tempo de nudez masculino e feminino no filme dos anos 2010 aqui analisado.  

Biografia do Autor

Mayara Cristina de Oliveira Pires, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licencianda em Ciências Biológicas (UFTM) e Mestre em Educação (UFU) 

Luis Gustavo da Conceição Galego, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor Associado I

A nudez no cinema brasileiro: a biologia e a cultura nas questões de gênero

, na UFTM, Departamento de Ciências Biológicas (ICENE), responsável pelas disciplinas de "Princípios Evolutivos", "Evolução", "História da Ciência e da Biologia", "Cinema e Educação", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos I", "Estudo e Desenvolvimento de Projetos II", "Evolução Humana"

Downloads

Publicado

2021-01-01