INTERSTICIALIDADES ENTRE TEATRO E CINEMA EM CIDADE DE DEUS (2002)
Resumo
Este estudo aborda as intersticialidades entre teatro e cinema através da análise do filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund. A partir da análise fílmica (AUMONT, MARIE, 2003; UCHOA, ADAMATTI, 2020), foram exploradas as técnicas cinematográficas e a interpretação dos atores não profissionais para entender como elementos teatrais são incorporados à linguagem visual e narrativa do cinema. Conclui-se que o filme não apenas utiliza esses elementos para enriquecer sua narrativa, mas também adapta de forma particular as influências teatrais, para reverberar o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
2025-12-31
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).