O MILAGRE DE BERNA

CINEMA E FUTEBOL NA (RE)INVENÇÃO DA NAÇÃO ALEMÃ

Autores

Resumo

Este trabalho analisa a (re)invenção da comunidade imaginada da República Federal da Alemanha a partir do Milagre de Berna, a vitória do selecionado nacional na final da Copa do Mundo de 1954, tematizada em filme com o mesmo título. No contexto da reconstrução alemã e dos inícios da Guerra Fria, coloca-se a renovação da autoestima através da incorporação de uma nova identidade nacional que ficaria eternizada na memória coletiva alemã. Através da análise fílmica, que se centra principalmente na relação entre um menino e seu pai, o texto procura analisar diferentes significados deste milagre ao mesmo tempo que aponta para o poderoso potencial simbólico do futebol.

Biografia do Autor

  • Vitor Henrique Tontini Steurer, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduando do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista do programa PIBIC/UFSC/CNPq e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC).

  • Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua no EED/CED, PPGE/CED e PPGICH/CFH, e dirige o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. É pesquisador CNPq.    

Downloads

Publicado

2025-11-20