OPACIDADE E TRANSPARÊNCIA EM UM FILME-HOMENAGEM DE AGNÈS VARDA
Resumo
Este artigo analisa o longa-metragem documental As Garotas Românticas fizeram 25 anos (1993), uma homenagem ao musical de Jacques Demy realizado em Rochefort em 1966, questionando o que as imagens do filme e, sobretudo, a articulação entre essas imagens através da montagem, podem demonstrar sobre o estilo de criação da cineasta Agnès Varda. Para tal intuito, busca-se desvelar algumas camadas de opacidade e transparência no filme, de modo a apresentar um contraponto à tendência de criação de um dispositivo transparente através da montagem invisível no cinema.
Downloads
Publicado
2025-09-04
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).