ENTREVISTA COM PROF. DR. VICTOR ANDRADE DE MELO (UFRJ)

“O FUTEBOL PERMITE TANTO PENSAR NO MUNDO QUANTO UM FILME QUE QUER, EXPLICITAMENTE, PENSAR NO MUNDO”

Autores

Resumo

Entrevista com o Prof. Dr. Victor Andrade de Melo (UFRJ), realizada por Cristiano Mezzaroba, Maria Edivania Alves dos Santos e Hamilcar Silveira Dantas Júnior.

Biografia do Autor

  • Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem Pós-Doutorado pelas Universidades Federais Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Santa Catarina (UFSC)

  • Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). É coordenador da Linha “Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas" do INCT/CNPq Estudos do Futebol Brasileiro.

  • Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação (PPGED/UFS). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Especialista em: Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício (2011) pela Universidade Gama Filho, Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atualmente é servidora pública Municipal - Professora de Educação Física do ensino fundamental II (2014). Membro do grupo de pesquisa GEPESCEF - Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (DEF/CCBS/UFS).

  • Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Licenciado em Educação Física (UFS,1997), Mestre em Educação (UFS, 2003) e Doutor em Educação (UFBA, 2008). Professor Associado do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da UFS (Mestrado). Estuda Educação Física e Cinema, com ênfase em História da Educação Física e do Esporte, relação Cinema-História e Cinema e Esporte.

Downloads

Publicado

2025-11-20