CINEMA E FUTEBOL NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO

UM PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento da produção acadêmica nacional — composta por artigos científicos e dissertações — que abordam a relação entre cinema e futebol, a fim de traçar um panorama desse campo de investigação. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, adotou como critérios a presença dos termos “cinema” e “futebol” nos campos de título, resumo ou palavras-chave. Os resultados revelam que, embora ainda dispersa, a produção sobre o tema tem se ampliado nos últimos vinte anos, com destaque para abordagens nas áreas da comunicação, educação, ciências sociais e história. Observou-se uma predominância de estudos sobre documentários e uma concentração regional nas regiões sul e sudeste do país. A análise evidenciou que os trabalhos investigam o futebol como fenômeno social, articulado a questões de identidade, gênero, classe, raça e demais elementos da cultura brasileira, tendo o cinema como linguagem que potencializa essas reflexões. O estudo também aponta lacunas e possibilidades para futuras pesquisas que ampliem e aprofundem esse campo.

Biografia do Autor

  • Weverton Paulo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Educação e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como pesquisador no GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS, no GCHIS – Grupo CineHISport e na linha de pesquisa "Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas" do INCT/CNPq Estudos do Futebol Brasileiro.

  • Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). É coordenador da Linha "Mídias, Torcidas e Movimentos Antirracistas" do INCT/CNPq Estudos do Futebol Brasileiro.

Downloads

Publicado

2025-11-20