CINEMA E FUTEBOL NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO
UM PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL
Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento da produção acadêmica nacional — composta por artigos científicos e dissertações — que abordam a relação entre cinema e futebol, a fim de traçar um panorama desse campo de investigação. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, adotou como critérios a presença dos termos “cinema” e “futebol” nos campos de título, resumo ou palavras-chave. Os resultados revelam que, embora ainda dispersa, a produção sobre o tema tem se ampliado nos últimos vinte anos, com destaque para abordagens nas áreas da comunicação, educação, ciências sociais e história. Observou-se uma predominância de estudos sobre documentários e uma concentração regional nas regiões sul e sudeste do país. A análise evidenciou que os trabalhos investigam o futebol como fenômeno social, articulado a questões de identidade, gênero, classe, raça e demais elementos da cultura brasileira, tendo o cinema como linguagem que potencializa essas reflexões. O estudo também aponta lacunas e possibilidades para futuras pesquisas que ampliem e aprofundem esse campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).