VIVÊNCIAS DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA NA ESCOLA

Autores

  • Luiz Antonio Dias Borges Trabalho: Centro Estadual de Educação Profissionalizante Hélio Xavier de Vasconcelos. Professor de Artes (Ensino Médio), Orientação Acadêmica e Tecnologia com arte 3D e CAD. Estudo: UFRN: Mestre em Ensino da Arte (2020) UFRN: Especialista em Cinema (2017) UGF: Mestre em Ciências da Educação (2013) UFRN: Graduação em Artes Visuais (1999)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a urgência com que as instituições escolares devem adotar novas tecnologias na condução das aulas, tanto presenciais quanto online. Para tal, é imperativo que os professores adquiram habilidades cada vez mais aprofundadas no uso de computadores, celulares ou tablets e que suas aulas sejam adequadamente adaptadas para esses dispositivos. A necessidade dessa transformação é acentuada pela lentidão com que as atualizações educacionais ocorrem, e pelo fato de muitos docentes, mesmo aqueles já familiarizados com as novas tecnologias, não as utilizarem efetivamente em sala de aula. O artigo apresenta um histórico da integração de dispositivos tecnológicos no ambiente escolar, além de destacar a importância do uso de tecnologias livres nas escolas. traz também um significativo exemplo CEEP professor Hélio Xavier de Vasconcelos, em Extremoz, Rio grande do Norte, que oferece um curso técnico em informática e administração e incorpora tecnologia em diversas atividades dos cursos de ensino médio e técnico dos seus estudantes que, muitas vezes, são os que, já familiarizados com as novas tecnologias, acabam por introduzir os professores a essas inovações e, tendo um direcionamento mais apurado, podem criar, de várias formas, a partir da tecnologia.

Biografia do Autor

  • Luiz Antonio Dias Borges, Trabalho: Centro Estadual de Educação Profissionalizante Hélio Xavier de Vasconcelos. Professor de Artes (Ensino Médio), Orientação Acadêmica e Tecnologia com arte 3D e CAD. Estudo: UFRN: Mestre em Ensino da Arte (2020) UFRN: Especialista em Cinema (2017) UGF: Mestre em Ciências da Educação (2013) UFRN: Graduação em Artes Visuais (1999)

    UFRN: Mestre em Ensino da Arte (2020)
    UFRN: Especialista em Cinema (2017)
    UGF: Mestre em Ciências da Educação (2013)
    UFRN: Graduação em Artes Visuais (1999)

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Publicado

2025-06-19