JOGOS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Luiz Antonio Dias Borges Trabalho: Escola Estadual Prof. Ana Júlia de Carvalho Mousinho e Escola Estadual Prof. Ivani Machado Bezerra. Função: Professor de Artes (ensino médio) Tecnologia (oficinas): Desenho Animado em 2D e 3D. Estudo: UFRN: Mestrando em Artes (2018-) UFRN. Aluno do curso de Especialização em Cinema (2017). UGF: Mestre em ciências da Educação (2013). UFRN: Graducação em Artes Visuais (1999). http://orcid.org/0000-0002-8260-5614

Resumo

A partir da discussão sobre o que venham a ser os termos nativos digitais e imigrantes digitais, busca-se possibilitar que alunos, principalmente do Ensino Médio, possam utilizar a tecnologia de forma emancipadora, consciente e crítica. Começando por relatos de experiências em tecnologia e educação que o autor vem desenvolvendo e que com a vivência desse conhecimento, os estudantes possam despertar o interesse em utilizar melhor os aparelhos tecnológicos em sua volta. O objetivo do texto é falar de práticas, vividas com alunos em sala de aula, voltadas para a arte e a tecnologia, como animação em duas ou três dimensões, audiovisual, mas, principalmente, com o uso de jogos digitais com alunos de Ensino Médio; alguns resultados dessas práticas, principalmente depois que os alunos saíram da escola para o mundo do trabalho ou universidades e considerações sobre o uso consciente desses aparatos que nos arrodeiam a todo momento. Para uma melhor explanação sobre o assunto são utilizados autores como Edard Morin (2003), Marc Prensky (2001), Johan Huizinga (2000), Paulo Freire (1996), Ana Mae Barbosa (2010) e José Moran (2000), que ascendem o dialogismo entre educação, tecnologia, arte e jogo.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Dias Borges, Trabalho: Escola Estadual Prof. Ana Júlia de Carvalho Mousinho e Escola Estadual Prof. Ivani Machado Bezerra. Função: Professor de Artes (ensino médio) Tecnologia (oficinas): Desenho Animado em 2D e 3D. Estudo: UFRN: Mestrando em Artes (2018-) UFRN. Aluno do curso de Especialização em Cinema (2017). UGF: Mestre em ciências da Educação (2013). UFRN: Graducação em Artes Visuais (1999).

UFRN: Mestre em Artes (2020)
UFRN. Aluno do curso de Especialização em Cinema (2017).
UGF: Mestre em ciências da Educação (2013).
UFRN: Graducação em Artes Visuais (1999).

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Publicado

2022-04-17