A ESTRUTURA NARRATIVA DOS ROTEIROS DE CHARLIE KAUFMAN

Autores

Resumo

Apesar de reconhecido principalmente por sua originalidade, Charlie Kaufman usa conceitos da narrativa clássica ao escrever seus roteiros. Pontos fundamentais como o incidente incitante, midpoint, pontos de virada e clímax sempre aparecem em suas obras, muitas vezes utilizados de forma mais convencional, outras com notável singularidade. Neste trabalho analisarei seu primeiro roteiro: Quero ser John Malkovich, observando como o roteirista usa os pontos supracitados. A fim de embasar esses conceitos recorrerei a estudos de autores consagrados como Syd Field, Robert McKee, Christopher Vogler e Jill Chamberlain.

Biografia do Autor

Denize Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

PhD Comp Lit, Cinema & Arts- University of California, Riverside,USA; Pós-Doutorado em Cinema e Artes- Univ do Algarve, Portugal; Coordenadora Pós em Cinema-UTP e Docente PPGCom-UTP – Pesquisa Cinema e Audiovisual; Membro Conselho Internacional, Comissão de Publicação, Comitê de Normas, Task Force Inter/Actions e Chair GT Visual Culture-IAMCR-International Association of Media & Communication Research; Coordenadora GP CIC-UTP (parceria com CIAC-Portugal), GT Imagem e Imaginários Midiáticos-Compós e NPPA; Diretora Clipagem; Curadora Animatiba-Festival de Animação e Festival de Cinema da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

Marcos De Bona de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Especialização em Marketing - FAE Business School (2004). Especialização em Cinema com Ênfase em Produção - FAP/UNESPAR (2015). Atualmente é mestrando da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção de Filmes, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes, cinema e roteiro.

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Publicado

2021-01-01