DESASTRE NO FILME HISTÓRICO

O MELODRAMA DE POMPEIA

Autores

  • Suellyn Emerick Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Bastos Cunha Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Filmes históricos de ficção que retratam desastres naturais ocorridos ao longo da existência humana possuem um forte apelo público; no entanto, são pouco estudados. Assim, neste artigo buscamos discutir sobre mudanças nas representações no cinema do desastre da antiga cidade de Pompeia ao longo dos anos e discorrer sobre a sua relação com os códigos e a estética do filme melodramático. Para tanto, foram feitas análises descritivas de três filmes, apoiando-nos em artigos publicados por pesquisadores do gênero. Pontos destoantes entre os filmes foram identificados; entretanto, é notável que a fórmula melodramática e a preocupação com o desenvolvimento de novas técnicas cinematográficas são fatores de peso que proporcionam aos filmes históricos de desastre uma longa existência.

Biografia do Autor

Suellyn Emerick, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda no programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.

Downloads

Publicado

2024-04-02