ALÔ, CARNAVAL!, ADEUS, BRASIL!

DA NOSTALGIA À DISSOLUÇÃO DA UTOPIA, UMA LEITURA DE QUANDO O CARNAVAL CHEGAR E BYE BYE BRASIL

Autores

Resumo

 Quanto O Carnaval Chegar (1972) e Bye Bye Brasil (1980), filmes dirigidos por Cacá Diegues, possuem flagrante semelhança em seus arranjos narrativos básicos, uma vez que o espectador acompanha em ambos a viagem de uma trupe de artistas pelas estradas do Brasil. No entanto, se a associação com o road movie funciona nos dois filmes como uma representação alegórica de uma “busca pelo Brasil” ou da brasilidade, divergem drasticamente nas perspectivas que assumem: enquanto Quanto O Carnaval Chegar o olhar é dirigido ao passado com franca dicção de nostalgia e saudosismo – acolhendo em atitude intertextual o  “filme de carnaval” dos estúdios Atlântida e Cinédia  –, Bye Bye Brasil flagra o processo de irrevogável desagregação de traços da cultura tradicional brasileira e a dissolução da utopia do “Brasil grande” na região amazônica. Este artigo busca aferir tal discordância no cerne do discurso cinematográfico.

Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Bulhões, Universidade Estadual Paulista

Marcelo Bulhões é Livre-docente (Unesp) em Teoria Literária, Doutor em Literatura Brasileira (USP) e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Unesp – FAAC. É autor dos livros A Ficção nas Mídias: um Curso sobre a Narrativa nos Meios Audiovisuais (Ática, 2009), Jornalismo e Literatura em Convergência (Ática, 2007), Leituras do Desejo: o Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro (Edusp, 2003), Literatura em Campo Minado: a Metalinguagem em Graciliano Ramos e a Tradição Literária Brasileira (Annablume, 1999), Casa de Pensão – Aluísio Azevedo (Organizador); (Ateliê, 2014); A Carne – Júlio Ribeiro (Organizador); (Ateliê, 2002), Jornalismo, Literatura e Violência: a Escrita de João Antônio (UNESP/FAAC, 2005), além de diversos artigos em livros e revistas na área de Comunicação e Letras. No Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP desenvolve pesquisas na confluência entre cinema, televisão, novas mídias e literatura, pertencendo à Linha Pesquisa “Produção de Sentido na Cultura Midiática”.

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Publicado

2024-04-02