REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO STREAMING

ANÁLISE DOS FILMES BRASILEIROS ORIGINAIS NETFLIX A PARTIR DO TESTE DE BECHDEL

Autores

Resumo

Este artigo analisa a representatividade feminina nos filmes brasileiros produzidos pela Netflix, a partir do Teste de Bechdel, sendo possível interpretar os discursos presentes nas produções cinematográficas, e de que forma reforçam ou destroem os papéis de gênero. Para isso, foram selecionados 12 filmes, lançados entre 2020 e 2022, analisados a partir dos três parâmetros do teste: Possui ao menos duas personagens femininas nomeadas? Que conversam entre si? Essa conversa não envolvem um homem? Com isso, conclui-se uma significativa representação feminina, considerando que sete filmes foram aprovados, porém com uma representatividade estereotipada e sob visões patriarcais. Identificou-se ainda pouca representatividade de mulheres negras e mulheres trans, fatores que instigam produções cinematográficas que representem tais recortes sociais, e pesquisas acadêmicas que problematizem essas temáticas.

Biografia do Autor

Arantxa Carla da Silva Santos, Universidade Federal do Pará

Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Ideal (FACI), Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Débora Blois, Universidade Federal do Pará

Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará. Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Antropologia/Arqueologia (PPGA/UFPA). Doutoranda em Antropologia/Arqueologia (PPGA/UFPA).

Downloads

Publicado

2024-01-06