PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NACIONAL, INTERNACIONAL E O CINEMA NOVO
REFLEXÕES SOBRE O CINEMA NO BRASIL DOS ANOS 1920 E 1960
Resumo
Esse artigo discute, através de uma análise comparativa, dois recortes temporais do cinema no Brasil, especialmente do eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo. As épocas abordadas são a década de 1920, quando muitas revistas e jornais foram publicados e críticas passaram a ser feitas ao cinema nacional; sendo o outro recorte a década de 1960, quando surge o Cinema Novo. Neste, a abordagem feita por Glauber Rocha é a que nos interessa. No primeiro recorte temos visões específicas e interpretações sobre o papel do cinema no Brasil que passam por questões relacionadas às salas de cinema, suas estruturas, os locais de seus estabelecimentos, os preços dos ingressos, o que era exibido, para quais públicos etc. Já, em 1960 a crítica de Glauber Rocha recai mais especificamente sobre a produção e os conteúdos dos filmes, uma vez que o cineasta, que também foi crítico, pensava o cinema como um instrumento político de desalienação nacional. Assim, ainda que o cinema comercial pretendesse, sobretudo, obter lucros, as distintas abordagens daqueles críticos nos provocam questionamentos sobre a função social do cinema. E suas críticas, certamente, agregam ao debate sobre o papel do cinema na sociedade brasileira.Downloads
Publicado
2023-10-05
Edição
Seção
ARTIGOS
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