CAPOEIRA, CORPO E CINEMA: UMA ANÁLISE DO FILME BESOURO

Autores

Resumo

O presente trabalho objetiva fazer uma análise do filme Besouro, dando ênfase a capoeira.  Nessa análise consideramos o corpo como sendo um agente importante da educação, pois, é por meio dele que aprendemos e nos relacionamos. Para esta analise selecionamos nove “cenas” do filme e utilizamos alguns conceitos dos filósofos Gilles Deleuze e Merleau Ponty, entre outros autores. Concluímos que a capoeira no filme Besouro é apresentada como uma técnica corporal. Nela o mestre mais antigo Alípio, transmite todo seu conhecimento corporal de maneira sutil e despercebida. Contudo, um filme com muitas nuances, não poderíamos esgotar sua análise em um único artigo, assim reafirmamos que o viés escolhido foi a capoeira como poderia ter sido muitos outros, como o aspecto religioso e ainda as questões de gênero, raça e classe.

 

Biografia do Autor

Tatiane Trindade Machado, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS/CNPQ/UFS) e Educação e Sociedade: Sujeito e Práticas Educativas (GEPES/CNPq/UNIT). Servidora UFAL ( Universidade Federal de Alagoas).

Karine Dos Anjos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação (UFS). Graduada em Educação física (UFS) e Pedagogia (FAJAR). Membra do grupo de estudos Observatório de mídia Esportiva-OME

Thaise Melo De Almeida Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo programa de Desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA) (UFS), mestrado pelo Prodema (UFS), especialista em educação física escolar (UNIT). Professora, licenciatura plena em educação física.

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe ( UFS)

Doutora em Educação, professora PPGED/UFS, líder do grupo de pesquisa GPECS.

Downloads

Publicado

2023-06-12