CORTE, MONTAGEM, SALTOS: A NARRATIVA FÍLMICA DE HIGH SCHOOL (1968) DE FREDERICK WISEMAN
Resumo
O documentário de Frederick Wiseman aqui analisado, High School de 1968, ano emblemático para os que se interessam pelos movimentos da contracultura, os levantes estudantis de maio, a Guerra Fria... entra numa escola secundária e captura a performance dos presentes, contrapondo os encontros e desencontros, os ditos e interditos, cujas pistas escondidas na passagem de uma tomada para outra desafiam o espectador a recriar a narrativa desconstruída na montagem e sobreposição das cenas e recortes. O jogo entre futuro e tradição se encontram nessas passagens de cena, próprias da linguagem de Wiseman, na qual a narrativa fílmica é feita por saltos. A elisão do corpo e da sexualidade do estudante, a contenção libidinal, a canalização da energia para a prática de esportes, aulas de culinária, a persecução do futuro se condensam numa colagem de tomadas cuja narrativa é conduzida primitivamente pelo olhar. Punições, controle, modelagem são encenados por closes com recortes estranhos, desconfortáveis, que se concentram no movimento labial, caretas, nádegas e pernas das pessoas. Neste trabalho decomponho o documentário High School e proponho a recriação da narrativa fílmica pela leitura das pistas que encontro, unificando a crítica institucional de Wiseman na cena que está no meio pelo que significa estar no ensino médio/secundário nos Estados Unidos em 1968: estar entre, estar no centro de um Ocidente em ebulição social e política mas paralisado por dispositivos inconscientes e persistentes na sua expressão cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).