RELAÇÕES ENTRE O CINEMA E SUA REPRODUÇÃO COMO CONDICIONANTE ESTÉTICO NA MODELAGEM DA MEMÓRIA COLETIVA
Resumo
O objetivo deste ensaio é refletir acerca das relações entre a indústria cultural, o cinema e sua reprodução como condicionante estético na modelagem da memória coletiva. Para tanto, partiremos de uma contextualização panorâmica, tais como: A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica de Walter Benjamin e A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massas de Max Horkheimer e Theodor Adorno, assim como, outros autores não menos importantes. Dessa forma, iremos percorrer um caminho que evidencia como a modelagem da memória coletiva se estabelece neste contexto da reprodutibilidade em que a indústria cultural se apropria. Este ensaio contará com duas partes e sua conclusão. Na primeira parte traçaremos uma narrativa sobre A Indústria Cultural e A Aura do Cinema e na segunda parte o Cinema e a Modelagem Criativa e por fim, a conclusão. Para melhor elucidação usaremos o contexto brasileiro para demonstrar como esta modelagem se dá. Após a análise, concluiu-se será possível refletir e, portanto identificar relações entre o cinema e sua reprodução como condicionante estético na modelagem da memória coletiva.
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