CINEMA (E FILOSOFIA) OU COMO ESTIMULAR O PENSAMENTO PELA IMAGEM

Autores

  • Paulo Alexandre e Castro CEHUM - Universidade do Minho CFUL - Universidade de Lisboa CIAC - Universidade do Algarve

Resumo

Este artigo pretende alertar para a importância da utilização do cinema em contexto de sala de aula (seja de filosofia, de literatura, de artes visuais ou outras) como fator fundamental para a estimulação do pensamento reflexivo e crítico e a aquisição de conteúdos programáticos. Sendo em si mesmo o cinema uma forma de arte que contem outras formas de arte como a literatura, a música, a fotografia, (etc.), estão criadas as condições para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Assim, resulta um apurado instrumento pedagógico e didático que ajuda não só à compreensão das matérias abordadas como à estimulação do pensamento reflexivo. Não se pode nem deve ignorar que a formulação e o apuramento do juízo estético e crítico contribuem para a estimulação da criatividade e para a aquisição e consequente dilatação do conhecimento, o que em última análise conduzirá a uma plena educação para a cidadania. Assim, a defesa da inclusão do cinema em sala de aula pode ser e deverá ser admitida como instrumento pedagógico que contribua para a literacia mediática e para a formação de uma sociedade esclarecida que pensa, age, e acompanha os desenvolvimentos tecnológicos/digitais.

Biografia do Autor

Paulo Alexandre e Castro, CEHUM - Universidade do Minho CFUL - Universidade de Lisboa CIAC - Universidade do Algarve

Investigador do CEHUM-Universidade do Minho (Braga-Portugal) e Colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (Portugal).

Foi Professor convidado na Universidade do Minho (departamento de filosofia - áreas: neurofilosofia, estética e cultura contemporânea) e na Universidade Internacional de Lisboa.

Director da Revista bilingue «Uncanny - Revista de Filosofia e Estudos Culturais». Autor e Co-autor de diversas obras ensaísticas e literárias.

Downloads

Publicado

2016-09-08