HOLLYWOOD CONTRA O NAZISMO: A CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO “INIMIGO ALEMÃO” (1939-1944)

Autores

  • Claudio Bertolli Filho Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru

Resumo

Este texto tem como objetivo focar os mecanismos de construção da identidade germânica por parte da indústria cinematográfica estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que condenou o alemão a ser sinônimo de nazista. Fruto do "esforço de guerra" Aliado, a identidade atribuída aos "inimigos" germânicos infiltrou-se no tecido cultural, sendo que até hoje, nos momentos de tensão e crise internacional, são frequentes as referências aos alemães como contínuos tributários da ideologia hitlerista. Procedeu-se à análise de seis filmes considerados paradigmáticos para as produções posteriores, utilizando-se a metodologia proposta pelo antropólogo Massimo Canevacci.

Biografia do Autor

Claudio Bertolli Filho, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru

Graduado em História e Ciências Sociais, mestre e doutor em História e livre-docente na área de Antropologia. Docente no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e docente no Programa de Pós-graduação em Comunicação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru.

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Publicado

2016-08-29