ISSO É CINEMA DE AUTOR?
A AUTORIA CINEMATOGRÁFICA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
Resumo
Afinal, o que é e como definir um autor de cinema? Dentre tantas linhas de pesquisas, pensamentos e teorias, é possível notar algo que chama a atenção: as individualidades de cada autor. Se por um lado o cinema de Godard possui sua marca individual, também é possível notar uma vertente chamada “cinema de massa”, o que contrapõe o próprio pensar da arte cinematográfica. Diante disso, é possível pensar a autoria dentro do território recente? Onde as produções são cheias de referências a outras obras, assim como o modo de fazer o próprio filme teve evoluções, uma figura que se destaca é o diretor Xavier Dolan, que traz em seus filmes dramas pessoais, focados na autoficção para a criação de narrativas. Dolan propõe em seus filmes a quebra da barreira entre vídeo, cinema e arte. Por ora videoclipe, por ora filme, mas sempre falando de suas individualidades. Tomando isso como base, o que se discute nesta pesquisa é a recuperação deste conceito de “cinema de autor”, muito abordado por Michel Foucalt e até mesmo por Gilles Deleuze. Um pensamento onde coloca o diretor como autor de seus filmes para conversar com o público através de temas sociais e políticos, mas que também são individuais. Abordar o cinema do século XXI é abordar inúmeras outras questões de autoria, que levam em conta a referência de outras obras, o plágio ou inspiração e até mesmo as novas formas tecnológicas. Afinal, como reconhecer a autoria de um roteiro que irá virar filme produzido em uma IA, por exemplo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).