O FUTEBOL NO CINEMA
UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “COPA UNIÃO” (2012) E A NARRATIVA SOBRE O POLÊMICO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987.
Resumo
O presente trabalho faz uma análise do documentário Copa União (2012), dirigido por Diogo Dahl e Raphael Vieira, que trata sobre o polêmico Campeonato Brasileiro de 1987 e divide as atenções entre torcedores do Flamengo e do Sport que se consideram os “verdadeiros campeões” daquele campeonato. A narrativa do filme parte do ponto de vista do Flamengo, dentro e fora de campo, mas, também, contempla a participação de pessoas de outros clubes. O documentário conta com a presença de comentaristas esportivos, dirigentes, ex-atletas de vários times e ex-jogadores do Flamengo que conquistaram a Copa União de 1987. O artigo faz uma relação entre a narrativa do documentário e os elementos que fizeram parte do contexto histórico da competição que continuou nos tribunais nas décadas seguintes. Aponta-se que o documentário Copa União tem um perfil diferente de outros do mesmo gênero sobre clubes de futebol, sendo menos ufanista e com perfil mais jornalístico. Por isso, independente de qualquer torcida, é um filme que deve ser apreciado por pessoas que gostam de futebol e deve ser mais conhecido do público brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).