“ERA UMA VEZ O FUTEBOL” E SUAS FIGURAÇÕES
Resumo
O esporte, especialmente o futebol, se apresenta como uma complexa manifestação social e tem sido objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento, com destaque para a Educação Física. Este trabalho tem como objetivo analisar o filme Boleiros - Era Uma Vez o Futebol a partir de abordagem social fundamentada na Sociologia Configuracional de Norbert Elias, por meio do Modelo de Análise dos Jogos Competitivos. A discussão, conduzida por meio de uma adaptação metodológica voltada à análise de mídia, focou nas seis histórias do filme, explorando as cadeias de interdependência funcional e os graus de dependência multipolar nas relações sociais. Essa estratégia configura-se como um recurso didático-pedagógico valioso para a formação formal e informal, além de oferecer um método para aprofundar a compreensão do fenômeno futebolístico sob a ótica da Sociologia do Esporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).