A VIRTUALIDADE DO TEXTO EM MOVIMENTO – A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA FÁBULA FUTURÍSTICA NO CINEMA

Autores

  • Noédson Conceição Santos Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de Coimbra (PT).
  • Sara Rodrigues de Oliveira Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar o processo de adaptação do conto “Superbrinquedos duram o verão todo”, de Brian Aldiss, para o filme “A.I. Inteligência Artificial” (2001), dirigido por Steven Spielberg, nascido a partir de um projeto de Stanley Kubrick. Essa apreciação se desenvolverá de acordo com os aparatos oferecidos pelos estudos da Semiótica (SANTAELLA, 1994; 2005), arregimentados por Charles Sanders Peirce (1977); retomando-se, também as concepções de Tradução Intersemiótica (PLAZA, 2003) e de Intermidialidade (RAJEWSKY, 2005). Serão colocadas em relevo questões estéticas, visuais, signicas e de fundo que permeiam a transposição da obra literária para o cinema.

Biografia do Autor

Noédson Conceição Santos, Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de Coimbra (PT).

Acadêmico em Direito pela Universidade Federal da Bahia em regime de Dupla Titulação com a Universidade de Coimbra. Foi bolsista de investigação científica no Instituto de Letras da UFBA. Compõe o projeto "Rede Social Temática: Proteção dos Direitos Humanos das Mulheres" do Núcleo de Estudos e Ações Conjunturais em Administração Política (Escola de Administração/UFBA). Tem interesse nas áreas de linguística, estudos inter-artes, direitos humanos, cinema e crítica genética.

Sara Rodrigues de Oliveira, Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Acadêmica em Letras com ênfase em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista de investigação científica no Instituto de Letras da UFBA ligada à crítica genética, na obra de Elisabeth Bishop. Possui experiência em artes visuais, principalmente, no campo da fotografia. Dedica-se, também, a outras áreas da linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua, (multi)letramento, multimodalidade.

Downloads

Publicado

2016-06-14