ELEMENTOS DA CONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA NO DOCUMENTÁRIO SANTIAGO: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE

Autores

  • Tais de Medeiros Marcato Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

No campo teórico da produção cinematográfica, a observação de construções biográficas ganha mais evidência com as constantes experiências da representação do eu e do outro que o cinema estimula. Documentários biográficos e autobiográficos tornam-se práticas frequentes pós-retomada do Cinema Brasileiro. Nessa lógica, cresce a necessidade de criação de procedimentos que possibilitam a identificação de diferentes manifestações de relatar a (própria) vida no cinema documentário contemporâneo. Em sintonia com as categorias encontradas tanto na escrita biográfica literária (Vilas Boas) quanto na narrativa cinematográfica (Puccini), nossa pesquisa centrou-se em proceder à análise fílmica e à delimitação dos procedimentos de relatos biográficos e autobiográficos relacionados ao documentário Santiago (2007), filme de João Moreira Salles.

Biografia do Autor

Tais de Medeiros Marcato, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Artes, Cultura e Linguagens do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes e Design (UFJF/2015), Especialista em Artes, Comunicação e Cultura Visual (UFJF/2008) e graduada em Comunicação Social pela UFJF. No período de agosto a dezembro de 2014 fez uma temporada de estudos na Universitat de Barcelona, onde foi aprovada para o Máster en Artes Visuales y Educación: un enfoque construccionista. Tem experiência profissional nas áreas de produção e direção para televisão, vídeos institucionais, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda, marketing promocional e eventos. Realiza estudos na área de televisão, cinema, documentário, teatro e infotenimento.

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Publicado

2016-04-02