A FICÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA
Resumo
Atrair os discentes para o aprendizado da Filosofia não é uma tarefa fácil, mas há possibilidade de instigá-los utilizando diferentes métodos e recursos. Diversos fatores influenciam no afastamento do aluno em sua relação de amizade com a sabedoria, como a falta de identificação com os problemas filosóficos, a escassez de referências em pessoas que valorizam a área e a apatia gerada pela não coligação com o cotidiano. Os professores, então, precisam lidar com uma grande problemática: como alcançar os estudantes de maneira que ampliem sua bagagem teórica por meio dos conteúdos e, ao mesmo tempo, incentivar a percepção de que a Filosofia é parte intrínseca à vida? A ficção pode ser uma boa aliada nessa desafiadora missão, sendo possibilitadora da sintonia entre o imaginário e o real, podendo ser utilizada como instrumento didático dentro da prática pedagógica.Downloads
Publicado
2022-12-21
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).