DO IMPRESSO À PELÍCULA: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E CONFIGURAÇÕES DA (HOMO) AFETIVIDADE FEMININA EM A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER

Autores

  • Edimar Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes Pereira Universidade Estadual de Goiás- UEG
  • Debora Cristina Santos e Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG

Resumo

O presente estudo visa tecer uma reflexão a respeito dos elementos do diálogo intersemiótico entre o romance epistolar A Cor Púrpura, de Alice Walker (1982) e a adequação fílmica, homônima à obra, digirida por Steven Spielberg (1985). Nesse sentido, objetiva-se, assim, promover um diálogo entre essas duas formas de produção cultural, visando indicar as aproximações e convergências da temática da (homo)afetividade feminina presente nas relações decorrentes do intercâmbio entre as obras desses autores. Para tanto, embasamo-nos nas teorias de Hall (2006); Foucault (2006); Bourdieu (2009) e Butler (2010), ao discorrerem sobre questões de identidade, gênero e sexualidade, com a finalidade de reportarmos tais implicações relevantes atualizando-as ao contexto da contemporaneidade. Como resultado, podemos afirmar que, a partir da utilização do método histórico-comparativo, devido à natureza do objeto investigado, foi possível inferir a associação da configuração sexual evidenciada no jogo entre Literatura e Cinema, explorando a questão da homossexualidade feminina no sentido da afetividade e não propriamente da sexualidade em si.

Biografia do Autor

Edimar Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT, especialista em Neuropedagogia e graduado em Letras.

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás- UEG

Professor do curso de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás/Anápolis. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Debora Cristina Santos e Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS-UEG

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Doutora em Teoria Literária - UNESP/ 2002, com Estágio Pós-doutoral em Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa.

Downloads

Publicado

2015-10-23