ENTRE O COMUNISMO E O CAPITALISMO: A HOMOSSEXUALIDADE NO FILME ENTRE FRESTAS

Autores

  • Leonardo Ramires Munhoz Centro Universitário Toledo de Araçatuba/SP

Resumo

A partir da noção de dispositivo de sexualidade, proposta por Michel Foucault, o artigo busca compreender os discursos sobre a homossexualidade produzidos no filme Entre Frestas (2021), do diretor Piotr Domalewski, bem como, perceber o contexto das relações de poder em que tais discursos tiveram sua possibilidade de emergência. O cinema retratou as sexualidades segundo o que era permitido e o que não era permitido em cada momento histórico, assim, o homossexual passou do anormal ao normalizado nas produções e discursos fílmicos. Nesse sentido, o filme analisado, produz duas percepções sobre o homem gay. Num primeiro momento retrata a homossexualidade reprimida em decorrência do aparato policial desenvolvido durante o regime comunista polonês e, em um segundo momento, constrói o discurso de normalização das relações homossexuais, que reafirma os discursos identitários dos movimentos gays.

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Publicado

2022-07-20