ENTRE O COMUNISMO E O CAPITALISMO: A HOMOSSEXUALIDADE NO FILME ENTRE FRESTAS
Resumo
A partir da noção de dispositivo de sexualidade, proposta por Michel Foucault, o artigo busca compreender os discursos sobre a homossexualidade produzidos no filme Entre Frestas (2021), do diretor Piotr Domalewski, bem como, perceber o contexto das relações de poder em que tais discursos tiveram sua possibilidade de emergência. O cinema retratou as sexualidades segundo o que era permitido e o que não era permitido em cada momento histórico, assim, o homossexual passou do anormal ao normalizado nas produções e discursos fílmicos. Nesse sentido, o filme analisado, produz duas percepções sobre o homem gay. Num primeiro momento retrata a homossexualidade reprimida em decorrência do aparato policial desenvolvido durante o regime comunista polonês e, em um segundo momento, constrói o discurso de normalização das relações homossexuais, que reafirma os discursos identitários dos movimentos gays.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).