O CORPO DE CLASSE DE MARIA GLADYS

Autores

Resumo

Atriz que trafegou entre esferas diversas e heterogêneas do cinema brasileiro, Maria Gladys teve papéis condizentes com seu talento somente em momentos esparsos de sua longa carreira de mais de 60 anos. Na maioria das vezes, o departamento de casting dos filmes em que trabalhou escolheu os personagens que ela interpretou baseando-se em “marcadores de classe” que seu corpo e rosto (teoricamente) transmitiam. Este trabalho objetiva evidenciar que Gladys interpretou nesses filmes papéis coadjuvantes condizentes com o que Pierre Bourdieu nomeou de “corpo de classe”, ou seja, corpo que evidencia a estratificação social à qual é submetido, e que a limitou a usá-lo como corpo referente para engendrar suas performances atorais.

Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA), Curso de Cinema e Audiovisual.

Professor na UEG (Universidade Estadual de Goiás) no curso de Cinema e Audiovisual. Jornalista graduado na Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC-SP) e Doutor em Multimeios pela Unicamp. Membro dos grupos de Pesquisa ACCRA (Université de Strasbourg, França) e CRIA (Centro de Realização e Investigação Audiovisual - UEG).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-20