A ESTÉTICA CINEMATOGRÁFICA NEORRELISTA ITALIANA EM STROMBOLI: ZONA DE TENSÕES E CONFRONTOS

Autores

  • Marina Marques Pacheco Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais - Universidade Federal da Bahia
  • Diogo Souza Lima Universidade Federal da Bahia

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o filme “Stromboli: terra di Dio”, do diretor Roberto Rossellini, inserido no movimento neorrealismo italiano, que é caracterizado por desenvolver uma estética peculiar e uma narrativa fílmica que se aproxima da realidade cotidiana dos indivíduos comuns. Focalizando a relação problemática da protagonista com seu marido por conta das diferenças sociais e culturais existentes. A análise estética emerge através da técnica de investigação da decupagem, que consiste na decomposição e recomposição do filme, visando elementos singulares de cada cena e seu conjunto na obra, estabelecendo relação dialética entre sua forma e conteúdo. Compondo, por meio da contextualização histórica, a relação estética entre as condições objetivas e subjetivas representadas na obra, fundamentando em conceitos sociológicos e cinematográficos desenvolvidos por Norbert Elias e Marcel Martin.

Biografia do Autor

Marina Marques Pacheco, Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais - Universidade Federal da Bahia

Pós-graduanda em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia.

Diogo Souza Lima, Universidade Federal da Bahia

Graduando em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2015-07-15